segunda-feira, 14 de julho de 2014

Elaboração e Desenvolvimento de Projetos para Captação de Recursos


O que é um projeto?

Projeto é um plano para a realização de um ato e também pode significar desígniointençãoesboço. Do latim, projectum, significa “algo lançado à frente”. Por esse motivo, projeto também pode ser uma redação provisória de uma medida qualquer que vai ser realizada no futuro.
Pode ser um plano geral de uma determinada obra, e é constituído por um conjunto de documentos que contêm as instruções e determinações necessárias para definir o objetivo final. Conta com memória descritiva, medições, orçamento, termo de referência e outros.
Segundo o jornal A Gazeta do Povo*: Estudo elaborado pela Asso­­­ciação Brasileira de Municípios em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência mostrou que as prefeituras brasileiras enfrentam dificuldades para elaborar projetos para firmar convênios e conseguir recursos do governo federal. De acordo com o estudo da AMB, de 30% a 40% dos projetos apresentados por prefeituras aos ministérios são rejeitados por falta de qualidade técnica.
Lucas Pavanelli publicou em “O Tempo”** que em Minas Gerais, a União bloqueou R$ 166 milhões em emendas para municípios. Segundo a reportagem, os parlamentares indicam investimentos, mas projetos incompletos ou ausência deles travam recursos.
Danilo Emerich  do Hoje em Dia***, afirmou que mais de 50% dos projetos apresentados pelos municípios mineiros pleiteando recursos estaduais ou federais precisam voltar às prefeituras por problemas técnicos.
Os recursos estão disponíveis e podem ser liberados caso hajam projetos de acordo com o escopo do governo. São muitas áreas que podem receber verbas, como mobilidade urbana, segurança pública, educação, saneamento básico e outros.
A capacitação da equipe permite autonomia para que o município receba verbas regulares e o desenvolvimento e acompanhamento do projeto podem ser feitos de perto.
É importante diagnosticar  necessidades, capacitar a equipe e começar a desenvolver e elaborar projetos próprios.
É um investimento certo, e com retorno garantido para a população.
Realizamos um diagnóstico na situação do município junto ao governo estadual e/ou federal e apresentamos a proposta de viabilidade do projeto. Cuidamos de todas as partes necessárias à composição do projeto.
Oferecemos capacitação para a equipe com oficinas práticas e uma linguagem bastante acessível até para quem nunca fez um projeto simples.
Elaboramos projetos para captação de recursos em diversas áreas e acompanhamos até o recebimento da verba pela prefeitura, caso seja solicitado.
Faça um orçamento!

Fontes:
* Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1232102
** Disponível em: http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/uni%C3%A3o-bloqueia-r-166-milh%C3%B5es-em-emendas-para-munic%C3%ADpios-1.874378
*** Disponível em: http://blogdobanu.blogspot.com.br/2012/09/municipios-perdem-recursos-devido-falta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário